Brioche Caseiro
- Carolina Pereira

- 12 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
O brioche é um pão fantástico, bastante fofo, leve e muito delicado. Adoro um bom pão e esta receita é bastante prática e deliciosa, mas requer alguma paciência, porque para que ele fique bem feito necessita de repousar durante algum tempo.

Para esta receita vamos precisar de: farinha de padeiro, açúcar, farinha de padeiro, sal, ovos, leite e manteiga
A importância de cada ingrediente!
Farinha de padeiro: Basicamente esta farinha é farinha de trigo sem fermento que é bastante importante para dar elasticidade ao nosso brioche
Açúcar: Este ingrediente faz com que o brioche fique mais saboroso e suave
Fermento de padeiro: É necessário realçar que fermento de padeiro e fermento em pó são diferentes, o fermento em pó absorve muito mais facilmente a humidade do ar e não é o que desejamos enquanto o fermento de padeiro consiste numa levedura que degrada a farinha para obter energia e liberta dióxido de carbono e substâncias/aromas que dão sabor ao brioche.
Sal: Faz um ótimo contraste no pão, mas cuidado para não exagerar porque a manteiga que iremos utilizar já contém sal
Ovos: Os ovos não só são importantes para envolver os ingredientes como também faz crescer muito mais o brioche
Leite: O leite traz uma textura macia ao brioche
Manteiga: Forma o glutén, apesar de por vezes atrapalhar a sua formação, é importante para que a massa do brioche se torne mais macia e a sua "crosta" também
Como amassar?
A forma que escolhi para moldar o brioche é a que está aqui representada, mas podem fazê-lo de várias outras formas!


Receita
Ingredientes:
360g de farinha de padeiro
50g de açúcar granulado
1 c.sopa de fermento de padeiro
1/2 c.chá de sal
3 ovos grandes
70g de leite
170g de manteiga com sal cortada aos cubos (temperatura ambiente)
Gema de 1 ovo+ 1 c.chá de água
Preparação:
Para começar, numa batedeira misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, os ovos e o leite durante 2 minutos a baixa velocidade até todos os ingredientes se envolverem, misture mais 4 minutos velocidade média-alta para podermos acrescentar o próximo ingrediente.
Com a batedeira sempre a velocidade média, adicione a manteiga lentamente, entre cada cubo deixe o cubo anterior envolver-se até acrescentar toda a manteiga, não deixe nenhuma manteiga à vista, para que o nosso brioche não fique com pedaços de manteiga.
Transfira o brioche para uma tigela durante 1 hora à temperatura ambiente, passado esse tempo coloque no frigorífico durante a noite ou no mínimo 8 horas.
Após essas horas, retire a massa do frio e forme um retângulo pequeno e polvilhando com pouca farinha utilize a ponta dos dedos para dobrar, como mostrei nas figuras a cima, até ficar em forma de cilindro, quando a massa já tiver na forma pretendida, transfira-a para uma forma de pão untada, com manteiga e farinha, e deixe a descansar 2 horas até o fermento ativar por completo e a massa crescer até à borda da forma de pão.
Com a ajuda de um pincel, coloque um a gema bem espalhada por toda a massa para ficar dourada depois de ir ao forno.
Quando a massa tiver bem crescidinha e com a gema do ovo, coloque no forno a 190ºC, durante 30-35 min.
Retire do forno e deixe descansar durante 10 min dentro da forma, depois desenforme e sirva!
Enjoy!






Comentários